Curso Técnico em Prevenção e Combate a Incendio.

Em virtude a divulgacão do curso Técnico de BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL por empresa no estado do maranhão, temos a informar que a marca ESCOLA DE HEROIS de nossa propriedade esta registrada no INPI sob processo numero 918652367 tendo sido publicado na revista da propriedade Industrial – RPI 2581, desta forma deixamos claro também não se tratar de nosso domínio www.escoladeherois.com  ou de nosso CNPJ 215.88.102/0001-40, desta forma aproveitamos para esclarecer alguns ponto importantes a respeito.

O curso informado é uma PROPOSTA de inclusão no catalogo nacional de cursos técnicos do Ministerio da Educação e seria levado a consulta publica nacional para o mesmo.

Se aprovado existem diversas considerações a serem levantadas antes da realização, uma delas e a adequação das estruturas educacionais afim de atender ao conteúdo proposto, para que não virem uma fabrica de certificados, investimento em diversos laboratórios para as praticas, e outras orientações também ja previstas na nbr 16877 e na nbr 14277, alem claro de obrigatoriamente atender as diretrizes curriculares nacionais para educação profissional técnica de nivel medio, incluindo seu corpo docente.

Este curso proposto a consulta publica não se trata da formacao básica de bombeiro e sim de um curso tecnico com intenção de ocupar o posicionamento do bombeiro lider ou supervisão previsto na lei 11.901 e também no Codigo Brasileiro de Ocupações 5103-05 que lhe atribui funções administrativas, que tem a função de gestor local e para tanto deveria  ter mais qualificação que o bombeiro básico, que inclusive também tem sua nova nbr14608 em reformulação para voltar a consulta publica nacional depois de varias adequações e contemplar diversos itens sugeridos afim de dar maior qualidade tecnica a esta profissão.

Nos agrada saber que o processo de evolução da profissão de BOMBEIRO CIVIL esta acontecendo, e pra isso devem ser respeitados todos os requisitos legais afim de dar maior credibilidade as instituições e profissionais envolvidos, porem temos que ter todo o cuidado afim de evitar a criação de fabricas de certificados como existem hoje na formacao básica dos bombeiros, pois sem isso o que vai acontecer é a adaptação dos cursos técnicos em seguranca do trabalho para tecnico em bombeiro e passa a pipocar os cursos em todas as esquinas, sem falar no ja existente reconhecimento de curso técnico por competência, onde técnicos comprovam atuar ha 2 anos no seguimento e escolas técnicas emitem o certificado de equivalencia para o mesmo, isso é muito comum no norte e nordeste.

sugiro ainda que se mantenham conectados a link oficiais do MEC no governo referente a esse  assunto.