“Orange Book” O livro dos Socorristas celebra 40 anos de sucesso!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
“Orange Book” O livro dos Socorristas celebra 40 anos de sucesso!

O livro didático pioneiro da Academy ainda lidera o caminho na educação EMS.

Quando a AAOS publicou o primeiro texto para o pessoal de serviços médicos de emergência (EMS) em 1971, o livro rapidamente estabeleceu o padrão para a educação em EMS nos Estados Unidos.

Agora a peça central de toda uma série de recursos educacionais de ensino e aprendizagem do EMS, Atendimento de Emergência e Transporte de Doentes e Feridos – também conhecido como o “Livro Laranja” por sua marca registrada de capa laranja – continua a servir como uma força motriz na educação EMS com sua edição do quadragésimo aniversário, recentemente publicada.

Em 1969, Walter A. Hoyt Jr., MD, recebeu um manuscrito destinado a servir como um manual de treinamento para motoristas de ambulância. O manuscrito preliminar consistia em 60 capítulos e foi desenvolvido por um conselho consultivo editorial chefiado por Charles A. Rockwood Jr., MD. Dois anos depois, o manuscrito finalizado foi para impressão e um texto inovador nasceu. Quando o Departamento de Transporte dos EUA adotou o primeiro currículo padrão para socorristas médicos de emergência, baseou-se no texto AAOS.

Com cada edição subseqüente do Orange Book, o conteúdo foi atualizado e aprimorado para refletir os avanços na medicina de emergência e para atender aos requisitos curriculares em mudança para o pessoal EMS. Ao longo dos anos, recursos como manuais de revisão, sites complementares e guias de campo para dispositivos eletrônicos portáteis
dispositivos foram adicionados.

Hoje, o Orange Book, que é projetado para treinar técnicos de emergência médica (EMTs) em resgate e prestação de cuidados de emergência, deu origem a uma série de livros didáticos que cobrem todo o espectro de resposta médica de emergência, desde socorristas até paramédicos de transporte de cuidados intensivos. O AAOS fornece textos de educação continuada sobre tópicos especiais em medicina de emergência, como gerenciamento de vias aéreas, anatomia, fisiologia e avaliação e tratamento de traumas.

O Orange Book é usado para treinar dezenas de milhares de EMS todos os anos, incluindo militares EMS. Embora a Academia ainda trabalhe com médicos e outras pessoas com experiência em medicina de emergência para escrever e revisar o livro, ele é publicado pela Jones and Bartlett Learning desde 1997. A editora, que vende o livro em todo o país e internacionalmente, tem sido fundamental para ajudar a receita anual de royalties da Academia com o texto a crescer para mais de US$ 1 milhão.

Edição do quadragésimo aniversário

Andrew N. Pollak, membro da AAOS, MD, EMT-P, que atuou como editor da série desde a nona edição, baseia-se em seu amplo conhecimento em medicina de emergência para moldar o conteúdo do Orange Book. Atualmente o diretor médico do Corpo de Bombeiros do Condado de Baltimore, o Dr. Pollak está envolvido no EMS desde 1980, quando começou como bombeiro voluntário e socorrista. Ele também trabalhou como médico de vôo em um serviço de ambulância aeromédica hospitalar e foi educador de EMT, paramédico e EMS.

“O livro goza de uma reputação tremenda porque muitos instrutores atuais de EMS usaram edições anteriores do texto quando eram estudantes”, disse o Dr. Pollak.

“O Orange Book e outros livros da série incluem descrições cuidadosas de como os padrões nacionais se aplicam a situações da vida real”, acrescentou. “Ajudamos a preparar os alunos para lidar com os desafios que vão enfrentar.”

A edição do quadragésimo aniversário, publicada recentemente, que é a décima edição do livro, é baseada nos novos Padrões Nacionais de Educação EMS. Inclui estudos de caso detalhados, dicas práticas de campo, explicações passo a passo e resumos visuais de habilidades e procedimentos importantes.

Recursos interativos — incluindo um site complementar com materiais de revisão e exercícios — ajudam a facilitar o aprendizado, assim como o livro de exercícios do aluno e o eBook/eWorkbook, um recurso on-line que fornece o conteúdo do livro didático e do livro de exercícios em um único local. Os módulos de autoestudo on-line oferecem exames de certificação simulados e práticos usando perguntas baseadas em casos e justificativas detalhadas. O Kit de Recursos do Instrutor contém dicas de ensino, esboços de palestras, slides e banco de testes.

“Os recursos on-line permitem que os alunos explorem os tópicos com mais profundidade e realmente tenham uma noção de quão bem eles entendem o material”, disse o Dr. Pollak.

Stephen J. Rahm, NREMT-P, um paramédico registrado nacionalmente que também atua como educador de EMS, autor, consultor e paramédico voluntário para um sistema de EMS rural, contribuiu com textos e também com ferramentas complementares de aprendizado e ensino no Orange Book série desde 2002. De acordo com o Sr. Rahm, uma das razões pelas quais a série é tão bem-sucedida é que seus colaboradores se baseiam em uma ampla gama de experiências em EMS.

“Muitos estão na profissão há muito tempo”, disse ele. “Eles são educadores e médicos muito respeitáveis.”

O futuro da educação EMS
Dr. Pollak prevê crescimento contínuo e excelência contínua para o Orange Book e outros textos.

“Esta é a série de livros didáticos EMS mais vendida e amplamente utilizada disponível”, disse o Dr. Pollak. “A Academy foi a primeira a escrever um livro didático para educação EMS, e nós somos os melhores nisso.

“A Academia contribui para a educação de mais provedores de atendimento médico de emergência do que qualquer outra organização no mundo”, acrescentou.

Jennie McKee é redatora da AAOS Now. Ela pode ser contatada em [email protected]

Nasce um livro didático
“Em meados da década de 1960, a Federal Highway Commission determinou que os estados melhorassem seus serviços médicos de emergência”, disse o Dr. Hoyt no 30º aniversário do Orange Book em 2001. “Se eles não o fizessem, 10 por cento do Federal Highway Grant seria retirado. Em 1964, Sam W. Banks, MD, presidente do recém-formado Comitê de Lesões da AAOS, organizou uma série de cursos de 3 dias para técnicos de emergência médica. Esses cursos, realizados em todo o país, eram de grande valia, mas não atendiam a todas as necessidades de alunos e professores.

“Depois de muita deliberação”, continuou o Dr. Hoyt, “o comitê concordou que era necessário um texto complementar abrangente o suficiente para atender aos requisitos de habilidade e conhecimento. Outro objetivo era estabelecer um currículo básico a ser ensinado em uma faculdade comunitária”.

O trabalho no texto começou em 1969, e um rascunho do manuscrito compreendendo 60 capítulos foi desenvolvido e submetido a um conselho consultivo editorial chefiado pelo Dr. Rockwood. A primeira edição do livro foi publicada em 1971.

“Este livro é um trabalho de amor”, disse o Dr. Hoyt. “É uma grande, grande contribuição para a Academia. Dou o devido crédito a todas as várias organizações que ajudaram [American College of Surgeons, American Medical Association, National Research Council, the Red Cross, U.S. Public Health Service e the Department of Transportation], mas também aos primeiros presidentes da Academia e Conselho de Administração. Dissemos a eles que precisávamos de dinheiro para fazer este livro, e eles nos deram $ 5.000 e esse dinheiro nos levou até onde estamos agora – liderando o caminho em treinamento médico de emergência.”

Fonte: https://www.aaos.org/aaosnow/2010/aug/youraaos/youraaos3/