Câmeras termográficas portáteis

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email

No calor do momento do combate, uma câmera termográfica (TIC) é indispensável. Essas ferramentas vitais auxiliam você a ver através da fumaça e monitorar a propagação do fogo, podendo assim visualizar rapidamente o plano de ataque, localizar pontos quentes e salvar vidas.

O que está em jogo é muito mais do que ver através de uma sala cheia de fumaça: ao visualizar a cena inteira de múltiplos pontos de vista, os comandantes de incidentes podem tomar decisões mais acertadas ao direcionar recursos. E, como as cameras térmicas visualizam claramente as fontes de calor, tornaram-se ferramentas importantes nas operações de busca e salvamento e em ações com materiais perigosos.

Tipos de câmeras de imagem térmica

  1. Detectores resfriados
    Essas câmeras térmicas são um pouco caras, mas fornecem uma imagem nítida e clara. Eles geralmente requerem baixa temperatura para realizar a tarefa necessária. A baixa temperatura permite que a câmera capture o alvo de uma maneira mais eficiente.
  2. Detectores não resfriados
    Eles são aqueles que não requerem nenhuma temperatura especial para funcionar e, portanto, podem funcionar em qualquer faixa de temperatura. Além disso, eles não precisam de nenhum componente adicional para produzir imagens. Mas a qualidade da imagem térmica que essas câmeras fornecem é de baixa qualidade quando comparada às imagens produzidas pelos detectores resfriados.

Além disso, os detectores não resfriados são mais baratos, enquanto os detectores resfriados são um pouco caros e pesados.

Então, esta foi a introdução básica das câmeras de imagem térmica. Mas, antes de sair para fazer uma compra, você deve saber quais são as qualidades que a melhor câmera de imagem deve ter.

Coisas para manter em mente ao comprar uma câmera de imagem térmica


Há muitos aspectos que você deve considerar antes de comprar uma câmera de imagem térmica. Dependendo de sua necessidade e orçamento, esses critérios variam, mas, em geral, você pode considerar os seguintes pontos como um guia inicial para o que procurar ao comprar uma câmera de imagem térmica.

  1. Maior resolução do detector
    A resolução mais alta do detector permite que a câmera detecte alvos ainda menores à distância. Isso, portanto, a torna mais eficiente do que outras câmeras do mercado. Também é muito eficaz no resultado quantitativo, mas excluindo isso, pode até mostrar detalhes menores do alvo com muita precisão. É especialmente importante para equipes de reparos e seguradoras

2. Resolução do detector vs. resolução da tela
A resolução do detector e a resolução da tela são dois assuntos completamente diferentes. Ao comprar uma câmera de imagem térmica, você deve colocar mais ênfase na resolução do detector do que na resolução da tela.

Mesmo com uma resolução de tela mais alta, você pode obter uma saída de resolução muito baixa se a resolução do detector for baixa. Portanto, ao comprar uma câmera UAV IR, você deve ter muito cuidado e ir para aquelas que oferecem maior resolução de detector.

  1. Câmera visual e laser embutidos
    Muitas vezes, há situações em que você não precisa apenas da imagem térmica, mas também da imagem visível real. Portanto, em vez de carregar duas câmeras ao mesmo tempo, faz sentido comprar uma câmera de imagem térmica equipada com a câmera visual. Desta forma, você só precisa carregar uma câmera e está classificado. O laser embutido também é outro aspecto que você deve levar em consideração.

4. Precisão
A precisão é um dos principais critérios ao comprar uma câmera infravermelha. Compre uma câmera que ofereça maior precisão e permita medir a diferença de calor com precisão. Muitas câmeras térmicas permitirão apenas que você veja a diferença de calor, mas as melhores também incorporarão a tecnologia para medi-las.

Essas precisões podem ser fundamentais em muitos campos diferentes e, se uma pequena diferença for muito importante para você, então certamente você deve se concentrar mais na precisão antes de comprar uma câmera de imagem térmica.

Na verdade, sua câmera deve fornecer uma detecção de precisão de pelo menos +/- 2%.

  1. Saída de formato de arquivo padrão
    O arquivo de saída que sua câmera escolhida produz deve ser um formato padrão para que vários outros dispositivos possam realmente ler o arquivo sem usar nenhuma ferramenta de terceiros. Existem muitas câmeras que usam um software proprietário e, portanto, não é possível para outros dispositivos reconhecer o formato do arquivo.

Assim, ao comprar uma câmera térmica, é sempre uma prática segura comprar uma que forneça imagens em formato padrão.

Outros itens importantes que você deve observar ao especificar a compra de sua câmera térmica.

  1. Streaming
    Ter a capacidade de transmitir direto da câmera via USB ou qualquer outro meio aumentará muito a conveniência da câmera que ela traz para a mesa. Isso o ajudará a capturar a atividade térmica dinâmica do objeto ou alvo e também o ajudará a registrar os movimentos.

Assim, isso elimina a necessidade de usar outras ferramentas.

  1. Tamanho e peso
    O tamanho e o peso da câmera são outros fatores importantes nos quais você deve se concentrar. Nem é preciso dizer que há muitos casos em que você precisa segurar a câmera por um longo período de tempo. Você pode até precisar carregar uma câmera em um local aconchegante.

Para todas essas situações e outras, é altamente recomendável optar por uma câmera mais leve e menor sem comprometer a qualidade. Isso permitirá que você carregue a câmera para qualquer lugar sem muitos problemas.

  1. Construção de qualidade e fácil operação
    Como no caso de todo equipamento técnico, a qualidade de construção é um aspecto importante a se observar. A interface deve ser amigável o suficiente, sem curva de aprendizado. O menu deve ser simples de entender e os botões devem estar em uma posição perfeita para que você não tenha que lutar enquanto captura algo.
  2. A imagem sobre a imagem
    Este é outro aspecto que pode não parecer importante inicialmente, mas em certas circunstâncias pode ser de grande ajuda. A capacidade de imagem em imagem de uma câmera permite inserir uma imagem térmica sobre a imagem visível correspondente sem o uso de ferramentas de terceiros.
  3. Ampla faixa de temperatura
    Ao comprar uma câmera de imagem térmica, você também deve dar ênfase a uma faixa de temperatura mais ampla. Na verdade, a câmera escolhida deve ser capaz de capturar todos os diferentes tipos de faixa de temperatura.

Para uso doméstico e simples, uma faixa de temperatura de 14 a 300 F funciona perfeitamente. No entanto, se você estiver procurando por objetivos profissionais, recomendamos ir para uma faixa de temperatura mais ampla, como -40 a + 600F.

Agora que você tem informações básicas sobre câmeras térmicas em mãos, este é o momento certo para visitar o site dos fabricantes de câmeras térmicas disponíveis e escolher qual será a sua.