Comprometimento: Estar pronto para assumir responsabilidades. Essa é a forma participativa que comunga com os termos da empresa, na incorporação da Brigada. Sua participação é responsável pelos bens materiais e pela vida.
Persistência: preservar, com disciplina, acreditando que é possível. Como brigadista este aspecto fica mais do que evidenciado na sua atitude – acreditar que é possível controlar incidentes e evitar danos às operações da empresa e evitar lesões nas pessoas, por meio do treinamento da Brigada.
Responsabilidade: usar os recursos de forma responsável e não adiar a resolução dos problemas, visando uma melhor produtividade. Isso é inerente à Brigada.
Prevenção: prevenir e agir proativamente em relação aos riscos de perdas pessoais, materiais e ambientais. É uma forma diferente de redigir a Missão da Brigada em sua empresa.
Participação: Estar pronto para contribuir e para o diálogo aberto e transparente exercendo uma liderança participativa no âmbito de sua atuação.
Diversidade: Estar pronto para perceber o outro como um igual, respeitando as diferenças e promovendo a inclusão competitiva.
Superação: ousar e, sistematicamente, buscar padrões de excelência.
Claro que o foco maior do Brigadista é atuar diretamente na prevenção, evitando que o sinistro aconteça, mas se acontecer ele tem que conhecer todos os conceitos para atuar de forma direta e o mais rápido possível, tempo aqui realmente faz uma grande diferença! Cabe ao brigadista reconhecer os riscos do cenário, coordenar e auxiliar o plano de abandono da edificação, orientando as rotas de fuga e a concentração das pessoas nos pontos de encontro, além claro do atendimento as emergências sejam elas primeiros socorros ou mesmo o combate aos princípios de incêndios.
Ser maior de 18 anos, pois existem questões legais envolvidas, e alguns termos de compromisso a serem assinados.
Possuir boa saúde e boa condição física, não há restrições e nem exigências que sejam atletas, porem durante o processo seletivo para a função de brigadista voluntário, devem ser observados alguns detalhes que podem comprometer o desenvolvimento do brigadista durante o curso, por isso ele deve ter boa condição física, pois varias atividades como carregar os extintores até o local do sinistro, subir e descer escadas, desenrolar mangueiras, transportar vitimas e diversas outras atividades que exigem força muscular.
Ser alfabetizado, apesar da norma exigir somente a alfabetização, na prática percebemos que vai além disso pois o material didático é bem completo e exige sim sua leitura para que seja realizado a prova nas dependências da escola e posteriormente nas dependências do Bombeiro Militar, e pra isso o participante deve ter uma boa leitura e capacidade de interpretação de textos.
- Ser maior de 18 anos de idade - Possuir boa condição física e boa saúde - Possuir o ensino médio completo
NT07/2018 CBMES NBR 14.608
234 Horas
3 anos
O objetivo geral deste curso consiste em:
– Reconhecer uma emergência de incêndio;
– Acionar os recursos do sistema de emergência;
– Conhecer as características do processo da combustão e combate ao princípio de incêndio, visando impedir a sua continuidade, evitando que tome proporções maiores, preservando, assim, vidas e patrimônios.
Preencha o formulário abaixo para iniciar a sua inscrição
Preencha o formulário abaixo e receba o e-book no seu e-mail em alguns instantes